IR 2020 ficará mais pesado sem dedução de INSS de doméstico

0

Se você contrata os serviços de empregados domésticos preste atenção na seguinte mudança do IR 2020: os gastos com o INSS desses profissionais não serão mais deduzidos. Assim sendo, será mais difícil custear esse tipo de funcionário. Vale mencionar que, de acordo com o IBGE, apenas três de dez empregados possuem carteira assinada. Assim sendo, essa mudança poderá piorar ainda mais esse quadro.

Também é importante afirmar que o fim da dedução já era previsto. Esse benefício, criado em 2006, era válido até 2019 e o governo preferiu não renová-lo. Ainda assim, ele poderá retornar em 2021 caso propostas do Senado avancem no Congresso. Continue a leitura para saber mais informações sobre essa mudança.

IR 2020
Saiba por que governo pôs fim à dedução de INSS de empregado doméstico. (Foto: Divulgação)

Mais informações sobre mudança no IR 2020

Se as pessoas que contratam empregados domésticos eram beneficiadas com a redução do imposto ou com restituição do IR, as coisas mudaram de figura. A partir deste ano, a dedução do INSS dos domésticos acabou. Assim sendo, certamente ficará mais caro contratar os serviços desses profissionais.

É importante mencionar que esse benefício foi criado em 2006 pelo então presidente Lula para estimular o registro formal desses funcionários.

Não precisamos discorrer muito sobre a importância desse recurso. O dado que apresentamos no começo do texto é assustador e ele simplifica uma realidade que é difícil de engolir: dentre os mais de seis milhões de empregados domésticos do país, 4,5 milhões não possuem carteira assinada.

Ainda assim, o ministro da economia Paulo Guedes afirmou que a dedução só beneficia os mais ricos. Isso porque, segundo ele, os pobres não recebem reembolso algum.  Vale mencionar que o governo espera arrecadar aproximadamente R$ 700 milhões com o fim desse benefício.

Apesar de o governo não ter renovado a dedução do INSS do doméstico nesse ano, ela poderá reaparecer no ano que vem. Isso porque o Senado fez duas propostas para evitar que esse benefício acabe. Se elas forem aprovadas pelo Congresso, o IR 2020 poderá trazer a dedução novamente.

Considerações finais

Nós do Wr Notícia esperamos ter esclarecido por que a dedução do INSS de empregados domésticos acabou. Recomendamos que você fique bastante atento à forma como você irá declarar o IR 2020 para que você não sofra punições no futuro. Para saber mais informações sobre a economia do país e do mundo, fique de olho no nosso site! Nós sempre te deixaremos bastante atualizado sobre os principais assuntos!

 

Fonte: Uol