Saiba os efeitos da desaceleração da economia chinesa no mundo

0

Quando falamos de economia mundial, não podemos ignorar a importância do país mais populoso que existe. Isso porque, não raro, nós escutamos falar do crescimento da economia chinesa, que atualmente é a segunda maior do mundo. No entanto, em 2019 o país asiático teve o crescimento mais baixo em três décadas.

Há justificativas claras para essa desaceleração. A guerra comercial com os Estados Unidos e e o surto de peste suína são duas delas. É importante mencionar que, mais do que afetar o próprio país, o baixo crescimento da econômica chinesa afeta o mundo inteiro. Entenda o porquê disso lendo o nosso artigo!

economia chinesa
Entenda o porquê de a economia chinesa ser tão importante para o mundo! (Foto: Divulgação)

Mais informações sobre a desaceleração da economia chinesa

Em 2019, a economia da China cresceu apenas 6,1% se comparado com o ano anterior. Esse não é um avanço pequeno se levarmos em consideração outros países. A economia dos Estados Unidos, por exemplo, só deve crescer 2,2% em 2020.

Ainda assim, a economia chinesa já alcançou patamares muito mais altos. Nos primeiros dez anos deste século, o crescimento chinês chegou a dois dígitos. Por essa razão, o percentual alcançado no ano passado chegou a ser o mais baixo dentro do período de 30 anos.

Tendo em vista a importância da economia da China para o mundo, pode-se imaginar que o enfraquecimento da sua economia afete vários países. Isso é verdade e o Brasil não está fora da lista.

Se você pensar um pouco, você vai saber o porquê. Na hora de comprar carne no supermercado você deve ter pensado nos chineses de um modo pouco amistoso. Isso porque o surto de peste na China fez com que o país importasse mais carne brasileira, aumentando os preços por aqui.

Não foi só a nossa carne que foi mais exportada. Produtos como a soja e o algodão também tiveram destaque. Dessa vez, a causa não foi a peste, mas sim a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos. Uma vez que o país norte-americano aumentou as tarifas de seus produtos agrícolas, os chineses tiveram que procurar outros fornecedores.

Considerações finais

A longo prazo, no entanto, é muito provável que vários países sejam afetados pela desaceleração da economia chinesa (inclusive o nosso). Continue acompanhando o WR Notícia para ficar atualizado sobre as principais mudanças que acontecerem no mundo!

 

Fonte: BBC Brasil