A economia vai melhorar em 2020 mesmo?

0

2020 está começando e, segundo especialistas, a economia brasileira vai melhorar. Diante dessa perspectiva, muita gente está animada para conseguir um emprego ou ganhar melhor. Tudo para ter mais pode de compra, por exemplo. Com isso, será possível pagar dívidas, realizar sonhos e ter um controle melhor das finanças. Nesse contexto, o WR Notícia discute a ideia de que a economia vai melhorar em 2020.

A primeira pergunta que você, leitor, deve se fazer sobre notícias de retomada da economia é: a economia vai melhorar para quem? Dizemos isso porque de acordo com gestoras americanas, o Brasil está saindo da recessão a passos lentos. Assim, quem vai se beneficiar com essa melhora não necessariamente é a sociedade brasileira como um todo, mas apenas parcelas dela.

https://exame.abril.com.br/economia/para-bridgewater-retomada-brasileira-esta-apenas-comecando/
Se está preocupado com o seu orçamento familiar, confira se a economia brasileira vai melhorar em 2020! (Foto: Sofisa Direto)

Lembre-se de como está a situação atual do país. Por um lado, é estranho observar que as pessoas mais ricas acabaram aumentando suas fortunas. No entanto, quando se trata do trabalhador mais pobre, seu salário vem caindo, quando não há o rico de demissão. Há no país ainda milhões de pessoas desempregadas, o que querendo ou não nos leva a um contexto com milhões de inadimplentes.

Tendo tudo isso em vista, quando uma pessoa desempregada ou com emprego pouco remunerado escuta que a a economia vai melhorar em 2020, acaba se iludindo. Assim como no ano passado, essa notícia é algo que deixa aliviadas pessoas que já estão em uma situação boa. Apesar de ofertas de emprego estarem envolvidas no processo e serem animadoras, isso não significa que atingirão os trabalhadores comuns.

Não é para todo mundo que a economia vai melhorar em 2020

Na realidade, estima-se que os empregos que surgirão em 2020 ainda são vagas que satisfarão principalmente os profissionais que tem condições de investir em educação e capacitação. São exemplos os profissionais do marketing, da tecnologia e da inovação. Quem não tem experiência nessas áreas deverá se encaixar em vagas no comércio, que podem ser preenchidas sazonalmente.

Por essa razão, quem trabalha no comércio possivelmente não terá muita estabilidade financeira. Pode ser que uma pessoa seja contratada para trabalhar com ovos de março em março, mas acabe sendo demitida em maio. Dessa forma, até esse tipo de impulsionamento de empregos no comércio deve ser visto com certa desconfiança.

Nesse caso, caro leitor, recomendamos que você fique de olho nas notícias sobre retomada da economia para ver se será contemplado em breve.

Caso seja possível, invista em capacitação profissional e torne-se um candidato competitivo, valioso para o mercado de trabalho. Do contrário, é hora de continuar procurando trabalho e torcer para ser contratado e permanecer assim. Infelizmente, a notícia de que a economia vai melhorar em 2020 ainda é muito elitista e todos precisamos saber disso para saber como reagir.

Fonte: Exame , El País