Entrada do Brasil na OCDE pode ser assunto da pauta de discussões da organização em fevereiro

0

De acordo com o secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, é possível que a entidade discuta a entrada do Brasil na OCDE em fevereiro. Ele declarou que, ainda que o assunto não esteja na pauta do próximo encontro, é possível que ele seja comentado na reunião. Ainda assim, não há garantias de que isso aconteça.

José Ángel Gurría fez essa declaração em uma entrevista dada ao Estadão em Davos, Suíça. Vale lembrar que o Fórum Econômico Mundial (WEF) está acontecendo nesse local. Segundo ele, a decisão dos Estados Unidos de dar prioridade ao Brasil em sua entrada para a OCDE é oficial. Saiba mais sobre a declaração do secretário-geral da entidade lendo o nosso artigo!

entrada do Brasil na OCDE
Saiba porque a entrada do Brasil na OCDE pode ser discutida em fevereiro! (Foto: Youtube)

Mais detalhes sobre a declaração de Gurría a respeito da possível entrada do Brasil na OCDE

De acordo com Gurría, o apoio dos Estados Unidos à entrada do Brasil na OCDE não foi só publicada na imprensa já que ele mesmo recebeu um comunicação. Segundo o secretário-geral, ele já compartilhou a decisão do país norte-americano com os outros membros do conselho da OCDE.

Ainda assim, o membro da entidade deixou claro que os próximos passos com relação à entrada do Brasil na organização não são tão claros.

Segundo ele, os europeus pressionam a OCDE para que, a cada entrada de um novo membro na entidade, haja também a inserção de um país da União Europeia. Enquanto esperava-se que os Estados Unidos apoiassem a Argentina, havia a expectativa de que a Romênia também se tornasse membro da organização.

No entanto, os Estados Unidos não são a favor de uma rápida expansão da OCDE. Assim sendo, as próximas decisões do conselho da entidade são incertas. Vale mencionar que, para que um país entre na organização, é necessário que todos os países membros aprovem essa decisão.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do WR Notícia esperamos que você tenha entendido a declaração do secretário-geral da OCDE, José Ángel Gurría. Vale mencionar que a próxima reunião do conselho da entidade acontecerá no dia 5 de fevereiro deste ano.

Comente abaixo o que você acha da entrada do Brasil na OCDE. Além disso, não deixe de acompanhar o nosso site para saber mais notícias relacionadas à economia do país e do mundo! Nós te deixaremos a par de todas as principais informações!

 

Fonte: Estadão