Brasileiro mais pobre levaria 9 gerações para conseguir a renda média do país

0

O Fórum Econômico Mundial fez um relatório que posiciona o Brasil no 60º lugar de um ranking que mede o índice de mobilidade social de 82 países. Essa lista visa mostrar o quanto uma pessoa pode ascender socioeconomicamente com o tempo. Segundo o estudo, no Brasil, levaria 9 gerações para a pessoa mais pobre conseguir a renda média do país.

O dado fica ainda mais impressionante quando verifica-se que a situação na Dinamarca é bem diferente. Isso porque, para uma pessoa conseguir a renda média do país europeu, só seria necessário esperar duas gerações. Quer saber mais sobre o relatório do Fórum? Então continue lendo o nosso artigo!

conseguir a renda média
Saiba por que brasileiro mais pobre levaria 9 gerações para conseguir a renda média do país! (Foto: Divulgação)

Detalhes sobre relatório que mostra a dificuldade de se conseguir a renda média dos países

A Dinamarca ficou com o primeiro lugar do ranking do Fórum Econômico Mundial. Depois dela, apareceram a Noruega e a Finlândia. Vários países americanos ficaram mais para baixo da lista. Dentre eles, vale mencionar o Uruguai (35º lugar), o Brasil (36º lugar), o Chile (47º lugar) e o Equador (57º lugar).

A Colômbia, por sua vez, ficou no 65º lugar, o Peru, no 66º e o Paraguai, no 69º. No último lugar da lista, ficou a Costa do Marfim.

Com relação à baixa mobilidade social, o Fórum afirmou que ela é a causa e a consequência do aumento das desigualdades. Além disso, ele disse que ela prejudica o crescimento econômico e a coesão social.

Vale mencionar que, para calcular o índice de mobilidade social, o Fórum levou em conta dez itens que pertencem a cinco áreas. Elas são saúde, educação, tecnologia, trabalho e proteção social.

Se levarmos em consideração o item “aprendizagem ao longo da vida”, o Brasil está localizado em 80º lugar. É importante dizer que essa é a antepenúltima posição do ranking. De acordo com o relatório, essa classificação ruim se deve à grande quantidade de crianças que não conseguiram ter um nível mínimo de educação até os 10 anos.

Para o Fórum, é possível reduzir os níveis de desemprego quando se melhora as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

Considerações finais

Isto posto, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido por que o brasileiro mais pobre demoraria 9 gerações para conseguir a renda média do país. Comente o que você achou do relatório do Fórum Econômico Mundial. Além disso, continue acompanhando o nosso site para saber as principais notícias sobre a economia do país e do mundo.

 

Fonte: Uol