Presidente do Itaú afirma que bolha econômica pode ocorrer por causa de taxas de juros muito baixas

0

Candido Bracher, presidente do Itaú Unibanco, afirmou que não deve-se descartar a ocorrência de bolha econômica na Bolsa se as taxas de juros continuarem muito baixas por tempo prolongado. Ele fez essa declaração em uma conferência, que dizia respeito aos resultados do banco Itaú no ano passado.

Ainda assim, Bracher declarou que ele ainda não vê sinais de bolha mesmo havendo um maior interesse no país pelos investimentos de renda variável. Além disso, o CEO disse que a crescente aplicação de dinheiro no mercado de capitais revela um melhor desempenho das empresas brasileiras. Continue a leitura para saber mais sobre a declaração de Bracher.

bolha econômica
Entenda por que o presidente do Itaú Unibanco percebeu esse risco da bolha econômica! (Foto: Divulgação)

Mais detalhes sobre a declaração a respeito da possível bolha econômica

O mercado financeiro estima que, no ano de 2020, os investimentos em renda variável cheguem a um recorde. É importante mencionar que esse cenário deve ser motivado pela redução da taxa básica de juros, Selic, para 4,25%. Assim sendo, os brasileiros não estão vendo muita vantagem no rendimento de aplicações em renda fixa.

O banco Morgan Stanley já anunciou a sua expectativa de que, neste ano, o número de aberturas de capital seja o maior da história brasileira. Assim sendo, espera-se que o recorde de 2007 seja superado (74).

Na sua declaração, Brecher ainda comentou a sua expectativa com relação ao lucros dos bancos brasileiros neste ano. Segundo ele, o desempenho das instituições financeiras do país será afetado pela criação do limite para juros do cheque especial e pela manutenção da Selic em um patamar bastante baixo.

Além desses fatores, o CEO também mencionou o crescimento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. De acordo com Brecher, todas essas questões também terão influência sobre os papéis dos bancos brasileiros.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido o que Candido Brecher disse a respeito do crescimento de aplicações em renda variável. Comente se você tem o costume de fazer investimentos e se você realmente tirou o seu dinheiro da renda fixa para investir no mercado de capitais.

Além disso, também continue acompanhando o nosso site. Isso porque nós te informaremos a respeito da situação econômica do Brasil e de outros países do mundo. Assim sendo, você saberá se, de fato, haverá a ocorrência de uma bolha econômica na bolsa de valores brasileira, fazendo com que os investidores saiam no prejuízo!

 

Fonte: Uol