Prazo para declaração do IR 2020 começa nesta segunda-feira

0

Nesta segunda-feira (2), começa o prazo para os brasileiros entregarem a declaração do IR 2020 (ano base 2019). É importante deixar bem claro que o dia limite para as pessoas fazerem o envio da sua declaração é o dia 30 de abril. No entanto, vale a pena não deixar o cumprimento dessa tarefa para a última hora.

Isso porque os contribuintes que se organizam para fazer a entrega no começo do prazo têm a chance de receberem a restituição antes também. Assim sendo, se você sempre quis receber o seu dinheiro de volta nos primeiros lotes, faça a sua declaração o mais cedo possível. Continue a leitura para saber mais sobre o IR 2020.

IR
Saiba mais informações a respeito do IR 2020! (Foto: Divulgação)

Descubra mais detalhes a respeito do IR 2020

É importante deixar claro que quem não fizer a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo será punido com uma multa. O valor que será pago por essas pessoas é de pelo menos R$ 165,74. No entanto, o governo pode chegar a cobrar até 20% do imposto devido. Assim sendo, tome cuidado para fazer a entrega da declaração antes do dia limite.

Neste ano, a Receita Federal tem a expectativa de receber o total de 32 milhões de declarações dentro do prazo estipulado. Quanto às restituições, o governo irá pagá-las a partir de maio e serão todas entregues até setembro. No entanto, só receberão o pagamento neste período as pessoas que não tiverem caído na malha fina.

Outra questão que precisamos mencionar é a existência de um grupo de pessoas que têm prioridade na hora do recebimento da restituição do IR. Caso você não saiba, fazem parte dele os idosos, as pessoas que têm deficiência física ou mental e também indivíduos que possuem alguma doença grave.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido as principais informações a respeito da declaração do Imposto de Renda. Reiteramos a importância de você tomar cuidado para fazer o seu envio dentro do prazo correto. Isso porque, se você fizer a entrega depois da data limite, você terá que pagar uma multa que poderá ser salgada.

Tendo isso em vista, comente abaixo se você planeja fazer a sua declaração do IR com antecedência. Além disso, diga se você já teve a experiência de perder o prazo estipulado pelo governo. Por fim, não deixe de acompanhar o nosso site para saber mais sobre a economia do país e do mundo!

 

Fonte: G1