A consulta ao 2º lote de restituições do IR 2020 já foi liberada! Veja o que fazer!

0

Nesta terça-feira (23), a Receita Federal permitirá a consulta do 2º lote das restituições do IR 2020, ano-base 2019, à partir das 9h. Assim sendo, se você quiser saber se foi contemplado com algum valor, você já pode acessar o aplicativo da Receita. Lá, você terá informações quanto a essa questão e à situação do cadastro do seu CPF.

Há também outras ferramentas que podem ser utilizadas para consulta do 2º lote de restituições. Quem não quiser usar o app, pode acessar o site da Receita ou ligar para 146. Vale lembrar que o órgão já pagou o 1º lote das restituições (a partir de 29 de maio), sendo que neste ano serão 5. O pagamento do 2º lote será feito a partir de 30 de junho.

A Receita Federal declarou que essa segunda etapa de restituições terá o maior valor para um lote em todos os tempos. Isso porque R$ 5,7 bilhões serão repassados a 3.306.644 contribuintes. Desse montante, R$ 3,97 bilhões serão direcionados às pessoas que têm prioridade legal.

restituições do IR
Saiba como consultar o 2º lote de restituições do IR! (Foto: Freepik/Racool_studio)

Mais informações sobre o pagamento do 2º lote de restituições do IR

Joaquim Adir, supervisor do IR, afirmou que o contribuinte pode receber uma de três informações ao fazer a sua consulta:

  • ele foi contemplado;
  • ele está na fila de restituição;
  • a sua declaração está em processamento.

Caso ele veja a primeira alternativa, isso significa que ele irá receber o valor restituído na próxima semana. Se ele vir a segunda, isso significa que as suas informações estão corretas e o valor será liberado nos próximos meses.

Porém, se ele for notificado de que a sua declaração está em processamento, é possível que haja inconsistências nela. Nesse caso, Adir recomenda que você confira as suas informações para que qualquer erro seja corrigido.

É importante mencionar ainda que, até a última sexta-feira (19), mais de 30% dos contribuintes ainda não haviam entregado a sua declaração. Isso significa que 20,98 milhões de pessoas enviaram as suas informações até essa data, sendo que a Receita Federal esperava 32 milhões de pessoas fizessem isso.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido as principais informações a respeito da consulta ao 2º lote das restituições do IR 2020. Caso você ainda não tenha sido contemplado, não deixe de verificar se as suas informações estão corretas.

Por fim, continue lendo os nossos textos para saber mais informações sobre a economia do Brasil. Além de te informarmos sobre as restituições do IR, nós iremos abordar outros assuntos igualmente relevantes!

 

Fonte: G1