Luana Piovani comenta questões sociais sem tato: como evitar

0

Neste post, nós do WR Notícia falaremos sobre duas coisas. Em primeiro lugar, noticiaremos as declarações de Luana Piovani a respeito de questões políticas e ambientais. No entanto, não apenas noticiaremos o fato. Em seguida, discutiremos um pouco como é possível manifestar a sua opinião sem ser rude ou desnecessário.

É fato que as nossas opiniões não podem agradar gregos e troianos, já que somos todos diferentes. Ademais, cada um de nós tem sua própria perspectiva sobre os vários temas que permeiam nossos cotidianos. No entanto, um pouco mais de polidez na maneira com que nos expressamos vai bem e nos livra de muitas críticas desnecessárias.

Luana Piovani
Luana Piovani fez observações polêmicas. Você sabe como evitar esse tipo de declaração? (Foto: Divulgação)

Tá, e qual foi o pronunciamento da Luana Piovani?

O pronunciamento polêmico dado no programa Se Joga, comandado por Fernanda Gentil, foi o seguinte:

“Cara, me dava um trabalho ser cidadã no Brasil… Eu queria postar foto do meu filho, tinha que postar negócio da Amazônia, dos golfinhos, do tubarão, do Leonardo Di Caprio, era o gay não sei o que lá, e vamos para a manifestação a favor do LGBTUVXZ… Meu Deus do céu, dá muito trabalho! Não sobrava nem tempo para postar eu bonita de biquíni”

Ok, não há muito para explicar porque está evidente quais são os problemas da declaração de Luana Piovani. Vamos conversar sobre alguns deles?

O que pode ser feito para polir uma opinião

Bom, em primeiro lugar, Luana Piovani poderia ter dado essa declaração em um contexto mais ameno. O que queremos dizer com isso? Todas as palavras que uma pessoa famosa diz ganham mais força quando elas dialogam com uma causa em questão em pauta no momento.

Ela está falando sobre um país onde várias pessoas estão se mobilizando para lutar em favor de causas ambientais, políticas e sociais. Para começo de conversa, são pautas legítimas. Ainda que ela não se identifique com essas causas, poderia ao menos mostrar o mínimo de respeito.

Ademais, é importante dizer que quando vamos fazer comparações entre o que é legítimo ou não, faz-se necessário fazer comparações justas. Postar foto do filho ou de biquini é um interesse pessoal, que Luana compara com causas sociais amplas. Nesse contexto, é impossível não associá-la a uma mulher arrogante e egoísta.

Assim sendo, ao dar sua opinião esteja consciente do contexto e do tipo de afirmação que for fazer. Pronunciamentos como os de Luana Piovani não são raros, mas deveriam. Ela deu um infeliz exemplo de como a sociedade brasileira ainda não sabe tem o costume de pensar antes de falar.