Quais os critérios envolvidos na revisão do veículo?

0

Se você tem um carro ou está pensando em ter um, saiba de antemão que fazer a revisão do veículo é um processo absolutamente necessário. Apesar de os motoristas serem alertados sobre isso com certa frequência, essa é uma decisão que custam a tomar dado o valor do procedimento.

No entanto, nem sempre a revisão do carro envolve levá-lo a uma oficina e pagar algo por isso. Neste post você descobrirá que uma boa parte da checagem das condições do veículo é responsabilidade do próprio condutor. Ademais, irá conferir o período ideal para fazer as revisões. Confira!

revisão do veículo
A revisão do veículo é um tema delicado principalmente quando nos lembramos da parte financeira do processo. Entenda a necessidade de fazer uma! (Foto: Divulgação)

O que é a revisão do veículo e qual a periodicidade ideal para fazer o procedimento?

Para começo de conversa, como já apontamos mais acima, a revisão é um processo que começa com as responsabilidades do condutor. Atividades como a calibragem correta dos pneus, checagem de óleo no motor e testes de dispositivos como faróis, luzes de ré e dos freios são indispensáveis. Podemos enquadrá-las como obrigações semanais ou diárias.

Contudo, sabemos que há aspectos do carro que só é possível avaliar por meio da revisão do veículo em uma oficina. Ela existe para garantir que todos os materiais componentes do carro estejam em ordem. Ademais, fornecem ao condutor uma previsão de quando tempo estes itens poderão ser utilizados com segurança.

No geral, recomenda-se que o processo seja repetido a cada 6 meses ou após cada 10 mil quilômetros rodados. Contudo, veja que estes são critérios de tempo subjetivos e que podem variar. Ou seja, nem sempre você atingirá a marca de 10 mil quilômetros rodados exatamente 6 meses após a última revisão do veículo.

Assim, é necessário atentar para o prazo que vence antes. Na compra de veículos usados ter essas informações é especialmente importante!

Agora que você sabe de tudo isso, não seja relapso com a revisão do veículo que tem em casa. Acidentes sérios, estresse e dores de cabeça são consequências muito chatas da falta de cuidado com o que é seu. Assim, fique sempre de olho nos prazos relacionados ao seu carro. Para acessar outros artigos como este, continue acompanhando o WR Notícia!