As piadas que não tem mais graça e o que ainda é permitido falar na hora do pavê

0

Todo mundo já está cansado da piadinha do “É pavê ou pacumê” que é contada ano após ano nas reuniões de família. No geral, as pessoas responsáveis por fazer esse tipo de piada são os homens, e por isso ficaram conhecidos como a figura do “tio do pavê”. No entanto, mais do que isso, são conhecidos pela quantidade de piadas que não tem mais graça.

Por continuar fazendo esse tipo de consideração nas rodas de família e amigos, as pessoas ficam marcadas como desnecessárias e insuportáveis. Além disso, embora tenham consciência de questões sociais que são problemáticas, desconsideram o social em prol do sucesso particular. O problema é que cada vez menos gente aguenta esse “estrelato”.

piadas que não tem mais graça
Na hora de se juntar aos amigos e com a família, é preciso ter cuidado com piadas que não tem mais graça. (Foto: Divulgação)

As piadas que não tem mais graça desconsideram fatores sociais importantes

Cada dia mais as pessoas estão mais conscientes de problemas sociais que estão envolvidos nas piadas dos tios (e tias) do pavê. É fato que nem sempre as piadas que não tem mais graça estão associadas a esse tipo de tema, no entanto a dissociação é mais rara.

Tomemos como exemplo um tipo muito específico de piada, que são justamente aquelas que fazem graça com a nacionalidade de uma pessoa. Quem nunca ouviu alguém contar uma piada em que o personagem nordestino é considerado lerdo e o gaúcho é tido como homossexual?

O problema desse tipo de narrativa é que ela reforça preconceitos contra grupos sociais que não corresponde à realidade do grupo inteiro. Ademais, quase sempre a razão do preconceito é um aspecto que não deve ser considerado algo pejorativo, como a orientação sexual das pessoas.

São várias as nuances desse tipo de preconceito. O que apresentamos aqui foram exemplos bastante característicos, mas que desconsideram questões como machismo, racismo, xenofobia, entre muitas outras.

Assim sendo, se você é o tio do pavê ou tem alguém assim na família, é importante saber o que está envolvido nas piadas que não tem mais graça. Para ler mais questões sociais e humorísticas, continue acompanhando os conteúdos aqui do WR Notícia!