Como você deve fazer o seu autoexame da mama!

0

O outubro rosa está quase acabando, mas sempre é tempo de pensar no câncer de mama! Principalmente se você for mulher. É importante que você saiba que, com algumas medidas simples, você pode prevenir essa doença! Tendo isso em vista, nós do WR Notícia vamos te mostrar neste artigo como você pode fazer o seu autoexame de mama!

autoexame de mama
Não é nada complicado fazer o seu autoexame de mama! (Foto: Divulgação)

Descubra como fazer o seu autoexame de mama!

Muitas mulheres certamente já ouviram que elas precisam conhecer melhor o seu corpo para descobrirem se tem algo de errado com ele. No entanto, muitas delas não sabem ao certo o que fazer para saberem se as suas mamas têm alguma alteração.

Por essa razão, é importante que você leia com atenção este artigo para que não reste mais nenhuma dúvida! A primeira coisa que você precisa saber é que é necessário se posicionar de três formas diferentes para fazer o seu autoexame: na frente do espelho, de pé e deitada.

Na frente do espelho

Quando você estiver na frente do espelho, fique sem roupa e observe, com os braços caídos e depois levantados, se há algo estranho nas suas mamas (inchaços, saliências, alteração na forma ou no tamanho, etc.). Vale também fazer essa observação enquanto você está com as mãos na bacia, fazendo pressão.

De pé

Na hora do banho, coloque uma das suas mãos atrás da cabeça e apalpe com a outra mão uma de suas mamas. Depois disso, faça o movimento contrário. Nesse momento, é importante que você faça movimentos circulares em sua mama e também toque nela de cima para baixo. Por fim, pressione os mamilos com cuidado para ver se algum líquido sai deles.

Deitado

Na sua cama, coloque um dos seus braços embaixo da sua nuca e, em seguida, posicione embaixo do ombro oposto alguma almofada para dar mais conforto para você. Apalpe então a sua mama da mesma forma que você fez quando estava em pé.

Esperamos ter deixado claro como você deve fazer o seu autoexame de mama! Caso você perceba alguma alteração nela, recomendamos que você consulte um ginecologista o mais rápido possível!