A data de fechamento é o melhor dia de compra?

0

Praticamente todas as financeiras usam a data de fechamento da fatura do cartão de crédito como instrumento de marketing! Elas te estimulam a fazer compras nesse dia, afirmando que esse é o melhor momento para você fazer despesas. No entanto, você já parou para pensar se isso é verdade?

data de fechamento
Saiba se a data de fechamento do seu cartão é a melhor data para fazer compras! (Foto: Divulgação)

Será que realmente vale a pena comprar na data de fechamento da sua fatura?

A resposta para essa pergunta é: depende. Primeiramente, vale lembrar que o cartão de crédito é um recurso que deve ser usado com muita sabedoria. Tenha em mente que ter limite nesse tipo de cartão não significa ter dinheiro no bolso. Na verdade, cada vez que você o utiliza, você está gastando uma quantia que deverá ser devolvida em pouco tempo.

Para sermos mais específicos, o prazo máximo que você tem para pagar a sua fatura geralmente não passa de 40 dias. Assim sendo, não importa quanto dinheiro você tenha gastado, você terá que reembolsá-lo dentro desse período (se você não quiser pagar esse valor com o acréscimo de juros).

Tendo isso em vista, vamos pensar se a data de fechamento do seu cartão é o melhor dia para você fazer compras. Uma vez que tudo o que você gastar a partir desse dia só será cobrado na fatura seguinte, pode-se afirmar que isso é verdade.

No entanto, vale lembrar que qualquer compra que você fizer com o seu cartão terá que ser muito bem calculada. Primeiramente, porque você só terá pouco mais de um mês para pagar a sua fatura. Além disso, você já estará fazendo dívidas antes mesmo de pagar as que são atuais. Esse não é um bom hábito.

Vale a pena então questionar se qualquer compra feita a partir do data de fechamento do cartão é realmente necessária ou se você está gastando o seu limite porque está no calor do momento.