Mitos e verdades sobre a vacinação do sarampo

0

O ressurgimento do sarampo é um problema que tem assustado muitos brasileiros. O Estado de São Paulo foi muito afetado por essa doença viral já que mais de 4.000 pessoas foram diagnosticadas com ela. Assim sendo, se você mora no estado, é importante se informar sobre a campanha de vacinação do sarampo.

vacinação do sarampo
Se informe sobre a vacinação do sarampo! (Foto: Divulgação)

Saiba no que acreditar sobre a vacinação do sarampo

A primeira coisa que você precisa saber é que, sim, o sarampo pode levar à morte. Ele pode causar infecções letais ou então deixar sequelas como cegueira ou problemas neurológicos. É por essa razão que é importante se vacinar.

Há mais informações verdadeiras sobre o sarampo se espalhando por aí. Por exemplo, mesmo tendo tomado duas doses da vacina quando criança, você deveria se vacinar novamente. Apesar da vacina não ter prazo de validade, você pode repassar o vírus mesmo não ficando doente.

Ainda assim, as unidades de saúde preferem priorizar as pessoas que não foram vacinadas ainda. Por essa razão, é possível que elas não apliquem a vacina se esse não for o seu caso. Apesar disso, vale a pena conferir se você pode ser vacinado mais uma vez.

Por outro lado, também é verdade que as pessoas que já tiveram sarampo não precisam se vacinar! Isso porque elas já tiveram contato com o vírus e, portanto, também estão imunizadas!

Agora vamos desmascarar um mito? Não há tratamento para o sarampo! Esse fato mostra mais uma vez a importância da vacinação. Os médicos buscam diminuir os sintomas recomendando ao paciente a ingestão de líquidos e, em casos mais graves, administrando vitamina A. No entanto, não existem remédios para essa doença.

Nós do WR Notícia esperamos ter te mostrado a importância da campanha de vacinação do sarampo! Essa é uma doença séria e deve ser combatida por todas as pessoas do nosso país!