Como economizar nos supermercados e fazer uma compra completa

0

No que se refere às finanças, a alimentação representa um dos principais gastos no orçamento de uma família. Equipara-se às rendas da casa constituindo as principais despesas mensais de todas as pessoas. Tendo isso em vista, economizar com as compras no supermercado influencia diretamente no valor que sobra ao fim do mês para ser investido ou mesmo aproveitado com outros itens (como viagens e passeios de fim de semana).

Para construir uma vida financeira saudável, é necessário estar atento aos mínimos detalhes que podem influenciá-la. Por isso, este artigo irá ajudá-lo a conseguir aproveitar melhor os seus vencimentos ao ir às compras, fazendo com que seja possível organizar melhor as finanças, mesmo ao adquirir produtos de qualidades.

1) Esteja atento às ofertas

Realizar as compras uma vez ao mês pode fazer com que várias ofertas temporárias se percam pelo meio do caminho. É válido saber aproveitar quais são os itens mais baratos em determinados supermercados para não comprar o que não possui um preço justo. Para isso, há algumas aplicações das principais redes de mercados que já dispõem de notificações que mostram aos consumidores quais são as principais ofertas daquela respectiva semana.

2) Pertença aos clubes de fidelidade

As principais redes de supermercado também dispõem de clubes de fidelidades para que os usuários possam se cadastrar e obter descontos exclusivos. Além disso, esses clubes costumam acumular pontos que poderão ser trocados no futuro por produtos. A adesão a esses clubes costuma ser gratuita, portanto, não há despesas para que possa fazer parte deste benefício.

3) Não se esqueça de levar a sua saca de compras

Quando falamos em economias, todos os cêntimos importam, por isso, jamais se esqueça de ir às compras com as suas sacas retornáveis. Além de evitar o desperdício, com este ato contribui para as melhorias ambientais e economiza, ainda, o valor que os supermercados cobram pelas sacas de plástico.

4) Jamais vá ao supermercado em horários muito movimentados ou em horário de refeições

O nosso corpo possui algumas limitações que devem ser respeitadas. Portanto, ir a supermercados em horários de muito movimento ou mesmo quando o corpo pede por refeições pode não ser uma boa ideia. Isso acontece porque, obviamente, a tendência é de que se perca a paciência pelo meio das compras, fazendo escolhas que são, por vezes, más, apenas para poder ir logo embora.

Para fazer boas escolhas é necessário ter paciência e descanso, por isso, opte sempre pelos horários mais descansados ou mesmo com menos pessoas no supermercado. Isso fará com que possa observar bem todos os preços e, além disso, escolher bem os produtos (sobretudo os legumes, as frutas e as verduras).

5) Compre apenas o que for utilizar

Um dos maiores problemas em relação às idas ao supermercado, sem dúvidas, é o desperdício. Não adianta aproveitar todas as ofertas e seguir todas as dicas anteriores se não aproveitar os alimentos em casa. Por isso, compre apenas o que será utilizado ao longo dos próximos dias e tenha atenção para os produtos que se podem estragar facilmente.

Se seguir todas as dicas acima, certamente as economias virão ao fim do mês!